Objetivo Geral: Capacitar jovens e adultos para participar com consciência dos espaços políticos nos municípios, estados e país.

Os principais assuntos a serem estudados são: 

(1) Política e políticas publicas; (2) Poder, Sociedade Civil e as Políticas Públicas; (3) Estado e Políticas Públicas; (4) Poder Legislativo e gestão de Politicas Publicas; (5) Os ciclo das Políticas Públicas; (6) Atores Sociais e as Políticas Públicas; (7) Cidadania e Políticas Públicas; (8) Participação nos Conselhos Municipais e Estaduais; (9) Políticas Públicas para a Juventude; (10) Interesse Público no Contexto das Políticas Públicas;

Metodologia: Ensino à distância (EaD) com vídeo-aulas, materiais complementares e envio de exercícios.

Certificado: Ao final do curso você poderá emitir seu certificado digital emitido pela Pastoral Juvenil da CNBB e também solicitar o Certificado de Extensão Universitária conforme as orientações disponibilizadas na aula de encerramento.


Objetivo: Capacitar assessores, religiosos e leigos para assessorar com eficiência os jovens e os grupos de jovens de paróquias, comunidades, movimentos, obras sociais, colégios, faculdades e etc.

Os principais assuntos a serem estudados são:

1. Formação Integral do Jovens; 2. Espiritualidade do Assessor; 3. Afetividade e Sexualidade; 4. Como aplicar e acompanhar o Projeto de Vida do adolescente e jovem; 5. Acompanhar a Educação a Fé do adolescente e jovem; 6. Identidade do Assessor;

Certificação: Ao final do curso você poderá emitir seu certificado digital emitido pela Pastoral Juvenil da CNBB e também solicitar o Certificado de Extensão Universitária conforme as orientações disponibilizadas na aula de encerramento.


Objetivos: Capacitar jovens de 15 a 29 anos para liderar e coordenar com eficiência os grupos de jovens de paróquias, comunidades, movimentos, obras sociais, colégios e faculdades.

Os principais assuntos a serem estudados são:

1. Identidade do líder e do coordenador do grupo; 2. Espiritualidade do líder e do coordenador de grupo; 3. Diferenciação de líder cristão e líder comum; 4. O Papel do líder e do coordenador de grupo; 5. Importância da formação integral; 6. Importância da vivência eclesial do líder e do coordenador de grupo.

Certificação: Ao final do curso, você poderá emitir seu certificado digital de participação fornecido pela Pastoral Juvenil, da CNBB.


Este curso de capacitação sobre o Sínodo da Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional, quer ajudar os jovens e adulto aprofundar o documento conclusivo do Sínodo e uma visão geral da Exortação Apostólica Christus Viviti

Os Bispos Sinodais ministrarão as aulas na modalidade EAD (educação a distância) dividido em 05 módulos com uma carga horária total de 25h/aulas. Além das aulas, os bispos apresentarão também pistas pastorais que nos ajudarão e melhorar as nossas ações pastorais.